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Vasco Santos desencaminha João Bicker (surrupiado ao DN gente)




O 'atelier' FBA, que já ganhou três 'Red Dot' e um prémio de prata no Europeu de Design, integra a selecção das 50 capas mais bem desenhadas do mundo.

Rabiscava uns bonecos numa mesa do Café Tropical, ponto de concentração estudantil e intelectual na Praça da República, em Coimbra, quando ouviu uma voz da mesa ao lado a interpelá-lo, naquela tarde de 1984: "Tu desenhas?" O estudante de Biologia, natural de Gouveia, quando a actual cidade era ainda uma pujante vila industrial, retorquiu: "Não! Faço só uns bonecos."

Na outra mesa, o aluno de Medicina lançava-lhe então o desafio que iria mudar a sua vida: "Vais fazer a capa de um livro." João Bicker ainda reclamou: "Mas não faço ideia de como se faz a capa de um livro." Vasco Santos, que era o editor da revista Fenda e estava a lançar os primeiros livros, concluiu a conversa com uma palavra singela: "Aprendes." E João Bicker admite que aprendeu a fazer livros com Vasco Santos, que o iniciou no universo das tipografias, ainda no tempo dos caracteres metálicos.

Foi assim que começou a carreira do criador da FBA, o atelier que garantiu a modernidade ao design de Coimbra: no ano passado obteve o Troféu Sena da Silva e, na Alemanha, três Red Dot Awards pelo design gráfico e catálogo da exposição "Weltliteratur" (da Fundação Gulbenkian) e pelo projecto de identidade visual do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha; depois, ganhou um Silver Award no último Festival Europeu de Design, em Roterdão, com a colecção de livros Minotauro, que ainda foram incluídos, pelo American Institute of Graphic Arts, de Nova Iorque, a maior associação internacional de profissionais de design, na selecção anual (feita desde 1941) dos "50 livros e capas mais bem desenhados" do Mundo.

João Bicker andava no terceiro ano da Faculdade quando concluiu que não queria ser cientista e, em vez de Zoologia ou Botânica, optou por Antropologia. Ainda foi assistente naquele departamento, mas depressa se voltou para as colecções do Museu Antropológico e passou a ser responsável pelas exposições, cartazes e catálogos. A par dessas actividades, começava a colaborar com outros projectos, companhias, instituições. Em 1988, Vasco Santos mudou-se para Lisboa e João Bicker tornou-se o autor todas as capas da Fenda. E, sempre com Jazz como música de fundo (pode ser um disco de Keith Jarrett ou de Bill Evans), assinou trabalhos para o Instituto Paulo Quintela, Coimbra - Capital do Teatro, Citemor, Encontros de Fotografia, Cena Lusófona.

Até que surgiu a hipótese de formar um gabinete de design de comunicação, numa parecia com Alexandre Matos, Rui Pratas e Maria Ferrand. E, em 1998, é fundada a FBA - Ferrand, Bicker & Associados, que foi criando programas de identidade visual, design editorial, projectos gráficos para exposições, suportes digitais e sinalética.

Por essa época, a Nova Almedina pretendia renovar a imagem, com o arquitecto João Mendes Ribeiro a remodelar os espaços da livrarias e a FBA a reformular a identidade da editora. E João Bicker, que reconhece ter afinidades com as escolas de design britânica e americana - aprecia as obras de Alan Fletcher, um dos fundadores do estúdio Pentagram e autor do logotipo do Victoria and Albert Museum, e de Paul Rand, criador dos logos da IBM, da UPS e da ABC -, até ali publicou um pequeno livro, feito em parceria com Maria Ferrand e intitulado A Forma das Letras.

O grupo Almedina, cujo catálogo tradicional são os livros jurídicos, passou a deter também as Edições 70 e, no ano passado, resolveu lançar a chancela Minotauro, apenas com seis títulos por ano, mas em edições bem cuidadas - obras destinada a um leitor urbano e culto e livros que se distingam enquanto objectos de culto. E de tal forma o conseguiu que aquele conjunto de quatro capas foi incluído no lote das 50 mais belas capas editadas em todo o Mundo no ano passado.
E João Bicker, agora com um atelier cheio de jovens talentosos (como é o caso, por exemplo, de Ana Boavida, autora das ilustrações das premiadas capas da Minotauro), admite que já não rabisca; abandonou o desenho.

Fernando Madaíl, 10.07.2010